Diante de tantas trasnsformações e avanços em vários campos na vida do ser humano, os sistemas tradicionais de ensino continuam estruturados como se a mesma pedagogia utilizada para as crianças devesse ser aplicada aos adultos.
O chamado "efeito esponja" na qual a criança absorve tudo do adulto, não ocorre na fase adulta, pois este desenvolve uma habilidade mais intelectual e quer experimentar, vivenciar e trocar idéias através do diálogo e questionamentos.
A ANDRAGOGIA significa portanto: "ensino para adultos" um caminho educacional que busca compreender o adulto desde todos os componentes e comportamentos humanos, tal como alguns demonstrado na primeira figura acima, tais componentes ainda não desenvolvidos pelas crianças.
Este conceito mais aprofundado e muito citado por vários estudiosos como Jorge Larrossa, Walter Kohan, em "Educação: Experiência e Sentido" acentuam quem é o adulto.
Após absorver e digerir, aplica o aprender através do fazer, o "aprender fazendo"; Os adultos são motivados a aprender à medida em que experimentam que suas necessidades e interesses são satisfeitos.
Após absorver e digerir, aplica o aprender através do fazer, o "aprender fazendo"; Os adultos são motivados a aprender à medida em que experimentam que suas necessidades e interesses são satisfeitos.
Kelvin Miller observou que as informações lembradas são as recebidas nos primeiros 15 minutos de aula; portanto dentre várias metodologias uma que prende a atenção do aluno é fazer perguntas sobre determinado assunto e estimular o debate e a troca de experiências e percepções, assim o grupo digere o conteúdo e o pratica.
O facilitador preparado está consciente dos complexos processos sociais envolvidos na interação do aluno, tendo HUMILDADE para manter-se em segundo plano, diferentemente da educação infantil, lembrando que: o juiz de um jogo é tido como bom, quando os jogadores e a torcida não percebem a sua presença!!
A postura do Facilitador é de estimular o ouvinte a seguir o caminho do aprendizado.
Malú